Exame de Consciência...

Metade de mim é amor...
Há um fato antigo e misterioso na vida das pessoas: a experiência do mal. O mal existe dentro e fora de nós. Deus se identifica sempre com a verdade e o bem! Contudo, trigo e a cizânia andam sempre misturados.

Deus criou o mundo para ser um jardim (do Edem!) e nós fizemos dele um grande deserto, onde se escondem personagens ambíguos e espantosos. Vivemos continuamente assaltados e assustados por essa realidade sombria que nos habita e rodeia. Só Deus é perfeito!

A “sombra” faz parte da nossa vida. No mais fundo do nosso ser se escondem “personagens” sombríos e, quando eles surgem, ficamos assustados e facilmente à mercê deles. Quantos relacionamentos acabados por causa desse imenso mundo interior desconhecido! Dentro de nós habitam todos os personagens bíblicos, os melhores e os piores: Caim e Abel, Abraão e Sara, o crente e o ateu, a prostituta e o assassino.... Que fazer com eles?

Quanta energia gastamos para ocultar esses personagens não evangelizados! Escondemos, por que não os valorizamos nem amamos. Mas, por que esconder o que também somos? Tirar máscaras, se olhar no espelho, descer nas profundidades do próprio poço e não se assustar é se aproximar da verdade. Olhar, assumir e amar!

Somos limitados; ninguém é completo! Talvez seja por isso que desejamos a santidade, a união com Deus em Cristo Jesus. Unir o humano com o divino, o limitado com o infinito, o vazio com o pleno é uma experiência salvífica que ninguém conquista ou merece; ela é graça dada.

Sem medo do que somos, vamos pois ao encontro do nosso “eu” verdadeiro. Para facilitar esse mergulho, Inácio de Loyola colocou, ao lado da oração pessoal, os “Exames”: Exame geral de consciência (EE 32), Exame particular (EE 24) e o Exame cotidiano (EE 43).

Os exames de saúde estão, hoje, muito em voga. Alguns os chamam de “check-up” (exame completo!), outros de “avaliação”. Quem pode, os faz freqüentemente (sangue, coração, rins, mama, próstata... etc). O corpo precisa ser periodicamente checado e avaliado. E o nosso interior?

Os exames de Santo Inácio são parte da nossa herança espiritualnos examina-mos e examina-mos o complexo mundo que nos rodeia Contemplar o bom e o belo, pois eles como sacramentos, harmonizam e salvam.

1. Primeira avaliação: “check-up” interior total. Somos mais luz ou sombra; verdade ou mentira?... Para sabê-lo, examinemos nossos pensamentos, palavras e ações. O inconsciente poderoso e infindável, cria continuamente imagens e pensamentos (durante o dia!) e sonhos (à noite!). O que pensamos e sonhamos é o que mais buscamos e fazemos. Uma pergunta: seus pensamentos são mais positivos ou negativos; altruístas ou egoístas?

Palavras “bem-ditas” (ou mal-ditas!) e atitudes solidárias (ou egoístas!) dependem de pensamentos e sonhos melhores (ou piores!). O que pinta na cabeça, isso praticamos.

Examine, agora, seus pensamentos. Veja se eles estão apenas no nível carnal e primitivo ou num outro mais espiritual e altruísta. Suas preocupações e desejos estão mais no nível do instinto, da razão (razão emocional!) ou da gratuidade? Lembra daqueles 3 olhares? Olhar carnal, racional e espiritual... Pensamentos melhores constroem certamente pessoas saudáveis e fraternas; pensamentos ruins, pessoas egoístas e mesquinhas.

2. Segunda avaliação: Exame particular. Às vezes o médico nos pede para fazer exames mais detalhados e pormenorizados. É um ponto “particular” que deve ser examinado, avaliado ou melhorado.

Inácio coloca também esse “exame particular” para ordenar e endireitar a própria vida. Como se faz? De manhãzinha, “logo ao levantar, deve-se propor evitar com diligência ... o que se quer corrigir ou emendar”. Inácio sempre deu importância ao "querer". Como melhorar se não se quer corrigir ou emendar?... Há outros dois momentos para se examinar: “Depois da refeição do meio-dia; depois da refeição da noite...”

3. Terceira avaliação: Exame cotidiano de consciência. Se faz antes do almoço e antes de dormir. Começa-se dando graças a Deus nosso Senhor pelos benefícios recebidos. São tantos! Nesse clima de gratidão, pede-se a graça de tomar consciência das "distrações" e desvios mais significativos, para corrigi-los. Examinam-se os pensamentos hegemônicos (positivos ou negativos!) para lhes descobrir o sentido. Por fim, conscientes da própria realidade e desejosos da salvação, renovamos nossa aliança com Deus: Só Tu, Jesus, és minha terra prometida, meu Senhor e Salvador!

Uma pergunta: Você costuma fazer algum tipo de "exame" espiritual?



3 comentários:

  1. Boa Tarde, Pe.Ramón,
    Como sempre uma reflexão muito lúcida e muito importante para nos lembrarmos todos os dias.
    Grande abraço,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. O Exame cotidiano [gosto do nome "Exame de atenção amorosa"] é o que nos ajuda a manter o rumo. Alguns graus "fora do caminho", se não percebidos logo, nos afastam cada vez mais da meta desejada. Gostei da clareza com que os colocou. abraços

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei muito do retiro que tivemos com o senhor, no domingo passado. Foi um momento unico. Adorei as reflexoes que tivemos e agora gostei desse artigo "Exame de consiencia". Isso nos ajuda a nos aproximar cada vez mais de Deus...

    ResponderExcluir