Capela da Santíssima Trindade...

Santo, Santo, Santo...
O mural de Claudio Pastro (*1948) sobre a Santíssima Trindade, na capela do 2º piso de Vila Kostka, Itaici (SP) foi pintado em 1990, e ocupa quase 20 metros quadrados de extensão. A pintura foi feita diretamente sobre a massa, com técnicas de afresco, onde a tinta (pigmentos naturais, terra etc.) se mistura com a própria massa, penetrando-a por alguns milímetros.

O mural revela ondulações, alongando, desse modo, o lugar quadrado da capela. As mesmas curvas flutuantes convidam-nos a ir além do espaço e entrar no mistério de Deus... As curvas e as cores descansam o nosso olhar, trazem paz interior e lembram o deserto, lugar bíblico da provação e da revelação.

No deserto o homem se despoja de todas as suas mentiras. Para que as máscaras? A quem seduzir ou enganar? Contudo, Israel foi tentado no deserto e Jesus também. Nosso “eu” mais profundo é terra solitária, por onde vagueiam anjos e demônios, o bem e o mal.

No deserto podemos encontrar também o Senhor. E adorá-lo.  

O artista, C. Pastro, não fechou o horizonte contemplado, deixando espaços sem pintar. Esses vãos convidam a ir além do que vemos e as ondulações das dunas ampliam o espaço de visão exterior e interior. Tudo se orienta, na fé, para o mistério, para o encontro Daquele que sempre vem. Observe o movimento cósmico que nos convida a entrar no mistério de Deus: o mundo, o deserto, as pessoas, o Cordeiro... Tudo está em movimento, porque a vida é sair de si mesmo e doar-se.

O tema da Santíssima Trindade na arte vem da tradição Copta e Siríaca. A Trindade não é fácil de ser representada. Alguns teólogos caíram em diversas heresias ao falar da Trindade: Uns, para assegurar a fé num único Deus, acabaram negando a Trindade das pessoas (Pai, Filho e Espírito Santo); outros, destacando a diversidade, acabaram negando a unidade.

O artista representou a Trindade na figura dos três anjos peregrinos. O anjo, na Sagrada Escritura, representa muitas vezes, o próprio Deus. A Trindade é mistério de comunhão, gerador de vida. O Pai não é o Filho, nem o Espírito Santo é o Pai. São diferentes nas suas relações interiores e exteriores. Mas uma coisa é certa: onde está um sempre estão os outros dois. A Trindade é verdadeira comunidade.

No mural, o Pai está no meio, como aquele que gera. Seu olhar e suas mãos indicam o Filho muito amado (pessoa e Cordeiro).

O Filho é imagem do Pai (quem me vê, vê o Pai...); sua mão também aponta o Cordeiro imolado (Ele mesmo!) e a chaga dele, de onde vão brotar a água e o sangue, o Batismo e a Eucaristia. Jesus sempre olha para nós, pois é o único revelador do Pai. É ele quem revela o mistério da Santíssima Trindade. O Filho segura o cajado de Pastor. Eu sou o Bom Pastor!

O Espírito Santo é o doador de todos os dons. Ele revela o mistério e, ao mesmo tempo, nos convida a entrar nele. E olha para o mundo! O seu cajado está solto, porque Ele o colocou nas mãos dos pastores que hoje nos guiam, os bispos.

As cores usadas nos três anjos são o azul, o vermelho e o amarelo, cores do fogo. A divindade é luz que atrai e purifica.

No centro, a mesa com o Cordeiro de pé e imolado, o Alfa e o Omega, aquele que é, que era, e que vem (Ap 1, 8).

No meio, a árvore da vida, símbolo da eternidade de Deus. Algumas das suas folhas são amarelas... Esses traços amarelos se repetem nas asas e no resplendor dos três personagens e nos faz lembrar da promessa feita outrora a Abraão: Olha para as estrelas,  assim será tua posteridade...

Todos estamos na tenda, a capela é a tenda, com Abraão e Sara. Observe as estacas da tenda nos dois extremos do mural. Abraão e Sara representam a humanidade toda. O homem e a mulher aproximando-se do mistério de Deus.

Alguns se aproximam do mistério de Deus e o adoram, como Abraão. Outros, como Sara, escutam e não entendem.

É Deus quem toma a iniciativa de se aproximar de nós, pois foram os três anjos, que vieram ao encontro de Abraão, como peregrinos que caminham para onde nós estamos. Deus quer se aproximar também de nós. Contudo, podemos acolhê-lo ou não; crer, como Abraão, ou rir, como Sara. Dentro de nós habita um Abraão ou uma Sara?

A fé rejuvenesce! Perceba como o artista fez um Abraão jovem. Adorando, nos unimos a Deus e aos irmãos. Formamos também comunidade.

Que a contemplação do belo e do Santo faça brotar a imagem de Deus Pai, Filho e Espírito Santo em cada um de nós.

Amém!

Um comentário:

  1. "... Que a contemplação do belo e do Santo faça brotar a imagem de Deus Pai, Filho e Espírito Santo em cada um de nós."Precisamos mesmo, aprender com os ensinamentos que nos veem, como esse que veio, e pedir ao Espírito Santo de Deus, luz para os caminhos de meus pés,sabedoria de humildade, para o entendimento, compreensão, assim não ficar tateando paredes invisíveis e fazendo julgamentos desnecessariamente. Paz e Bem!

    Amém!

    ResponderExcluir